A Canon do Brasil, líder em soluções de imagem digital, anuncia a nova câmera Cinema EOS C400, com montagem RF nativa e sensor CMOS retroiluminado full-frame, projetada especialmente para o mercado de produção cinematográfica. A Canon também apresenta o primeiro Adaptador PL-RF da empresa e uma versão com montagem RF da popular e premiada lente cinema CINE-SERVO 17-120mm T2.95-3.9 .
“Estamos felizes em anunciar pela primeira vez no sistema EOS de cinema, uma câmera de cinema que apresenta um sensor CMOS full-frame 6K recém-desenvolvido, retroiluminado, com ISO de base tripla, permitindo que a câmera forneça imagens impressionantes em uma ampla gama de condições de iluminação”, afirma Fábio Zuccaratto, gerente de Broadcast e Cinema da Canon do Brasil. Os ISOs de base de 800, 3200 e 12.800 maximizam a faixa dinâmica completa da câmera.
Um benefício adicional do sensor da câmera EOS C400 é o suporte para a próxima geração do Dual Pixel AF CMOS da Canon, o Dual Pixel AF II. O posicionamento retroiluminado oferece eficiência de captura de luz, ampliando a área do sensor que pode ser usada para foco automático. O sensor também permite maior velocidade de leitura, bem como melhor qualidade de imagem 4K a partir da sobreamostragem 6K.
A câmera EOS C400 grava em full-frame 6K até 60p 12-bit em Cinema RAW Light. Ao alterar o modo do sensor, a câmera pode gravar 4K RAW até 120 fps e 2K RAW até 180 fps.
Tudo isso é gravado na mais recente versão do Cinema RAW Light da Canon, que fornece três modos de gravação diferentes para escolher, dependendo da sua preferência de tamanho de arquivo e fluxo de trabalho.
Outras opções de gravação incluem o codec XF-AVC padrão da indústria desenvolvido pela Canon, que pode ser gravado em 10-bit 4:2:2 com sobreamostragem em 6K, criando detalhes ricos e imagens suaves, em taxas de quadros de até 120P, sem a necessidade de cortar a imagem do sensor.
A Canon também está introduzindo dois novos codecs de gravação na câmera EOS C400, o XF-AVC S e o XF-HEVC S. Esses formatos apresentam um sistema de nomenclatura e estrutura de pastas fáceis de gerenciar, enquanto gravam no formato familiar MP4 e preservam metadados.
Todas essas opções são gravadas no slot CFexpress da câmera, com opções de subgravação e proxy disponíveis no slot para cartão SD, permitindo a gravação simultânea mesmo ao gravar em RAW.
Para produções ao vivo, o corpo da câmera EOS C400 possui um terminal de 12 pinos dedicado para lentes de transmissão e cine-servo, uma variedade de interfaces de saída e entrada, incluindo entradas de áudio mini-XLR, conectores DIN para código de tempo, genlock e vídeo de retorno, saídas de monitor 12G-SDI e 3G-SDI, uma saída HDMI de tamanho normal, conectividade Wi-Fi integrada, Ethernet e muito mais.
A câmera também possui protocolo SRT para streaming IP de vídeo e áudio. Para cenários de filmagem em que a câmera será controlada remotamente, você pode usar a porta Ethernet ou a conectividade Wi-Fi para habilitar o controle remoto, incluindo suporte para o aplicativo Canon Multi-Camera Control, controles remotos de navegador ou os controladores Canon RC-IP100 ou RC-IP1000 por meio do uso do protocolo XC incluído.
A câmera EOS C400 também pode fornecer metadados quadro a quadro em tempo real e pós-produção para dar suporte a fluxos de trabalho de produção virtual. Pronta para filmagem VR de 180 graus, a câmera EOS C400 tem compatibilidade integrada com a lente olho de peixe dupla Canon RF 5.2mm F2.8 L.
Sobre a lente de cinema CINE-SERVO 17-120mm
Esta é a mais recente lente de cinema da Canon que se baseia no legado da linha CINE-SERVO da empresa, com o benefício adicional de uma montagem RF nativa. Os pinos adicionais da montagem RF aumentam a comunicação com câmeras de montagem RF, como a EOS C400, permitindo foco automático, correção de distorção e saída de metadados para produções virtuais. A lente vem em configurações de montagem RF ou PL, com a versão de montagem PL suportando ZEISS eXtended Data e ARIA (Restauração Automática de Atenuação de Iluminação)(1).
A nova unidade de servo acionamento e-Xs V da lente ajuda a melhorar o foco e a velocidade da íris, permite a compensação de respiração do foco e inclui um conector USB-C para copiar as configurações da unidade de acionamento.
Sobre o adaptador de montagem PL para RF
A Canon também está apresentando o recém-desenvolvido Adaptador de montagem PL-RF. Este adaptador abre uma ampla gama de lentes de montagem PL para a câmera EOS C400. O adaptador mantém a compatibilidade para comunicação de metadados Cooke i/Technology entre a câmera e a lente e inclui placas de travamento para ajudar a atingir a máxima resistência da montagem.
Quando estará disponível no Brasil
A câmera Canon Cinema EOS C400 Full-Frame com montagem RF, a lente CINE-SERVO 17-120mm T2.95-3.9 e o Adaptador de montagem PL-RF estarão disponíveis no segundo semestre de 2024 por meio da equipe de Broadcast e Cinema da Canon do Brasil.
Saiba mais sobre os equipamentos:
Câmera Cinema EOS C400 - https://www.canon.com.br/para-empresas/cinema/video/broadcast/cameras-cinema-eos/mirroless/eos-c400
CINE-SERVO 17-120mm T2.95-3.9 RF - https://www.canon.com.br/para-empresas/cinema/video/broadcast/lentes-cinema-eos/rf/cine-servo-17-120mm-t295-39-rf
Adaptador de montagem PL-RF - https://www.canon.com.br/para-empresas/cinema/video/broadcast/lentes-cinema-eos/rf/adaptador-de-montagem-pl-rf
---
(1) Sony ARIA é uma função de câmera criada pela Sony e o nome ARIA foi determinado pela Sony.