02/06/2021

CANON SERVICE NEWSLETTER BRASIL - EDIÇÃO 5

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Estamos lançando a quinta edição da Canon Service Newsletter Brasil deste ano de 2021, apresentando para você, nosso cliente; mais alguns assuntos interessantes naquilo que diz respeito a Lentes de Broadcast & Cinema.




Na edição passada, falamos à respeito das princípais característas dos Servos presentes nas lentes de Cinema e de Broadcast, comentamos sobre as características fundamentais que levam muitos clientes a obter nossos produtos por meio da qualidade, eficiência, ergometria e tantas outras funcionalidades presentes em nossos equipamentos.


Comentamos ainda e levamos em consideração, os diferentes cenários dos quais estas lentes estão sendo utilizadas atualmente, seja em Campeonatos de Futebol, seja em Jornalismo, ou até mesmo, nas grandes produções de vídeos cinematograficos.



Falamos sobre as princípais características do Controles do Servo e algumas facilitações que tem o acomplamento de um Servo em determinada lente. Esta facilidade, é por vezes necessária a cada usuário na obtenção de imagem, ou seja, daquilo que se deseja capturar.



De maneira semelhante, na edição anterior falamos sobre os princípais problemas apresentados nos Servos, e também, sobre as manuntenções feitas em nosso Laboratório; problemas como: Oxidações, Ferrugem e o Mal Uso das lentes.



A conservação destes equipamentos foi também algo comentado na edição anterior e vem sendo preservada como principal assunto em todas as outras edições, sendo de extrema importância os cuidados para a preservação destes equipamentos, bem como, as manutenções periódicas que devem ser realizadas constantementes para que o equipamento tenha sempre a funcionalidade correta e dure por muito tempo em seu uso.



Nesta quinta edição da Canon Service Newsletter do Brasil, iremos abordar um assunto que esta diretamente associado à Manuntenção das Lentes de Broadcast e das Lentes de Cinema, do qual, uma lente inicia seu processo de manuntenção até a etapa final que envolve os Ajustes Opticos. Não iremos abordar as manuntenções das partes Mecanicas das Lentes, como troca de graxas e limpezas (assunto abordado na 2º Edição). Neste edição iremos dar uma maior ênfase a parte Optica desta vez.



Sendo assim!



Sejam bem vindos a nova Canon Service Newsletter do Brasil edição 5.



Muito Obrigado!











OS PRINCIPAIS AJUSTES REALIZADOS NAS LENTES DE BROADCAST & CINEMA HD E UHD

Todas as lentes de Broadcast e Cinema, passam por processos semelhantes que vai do inicio de sua avaliação até o término da manutenção, que ocorre quando a lente esta pronta para ser devolvida ao Cliente. Mas de maneira menos específica, iremos abordar aqui, os “Procedimentos” que envolvem à Avaliação da Parte Óptica das Lentes de um modo geral.



Nas lentes de Broadcast e Cinema existem algumas variações e diferentes maneiras para a realização dos seus respectivos ajustes. Porém, a idéia principal é a mesma para determinados ajustes, mesmo que os seus procedimentos sejam diferentes.



Quando a lente chega à Canon do Brasil, a mesma é avaliada pelo Técnico de Serviço. O procedimento se inicia através de uma Avaliação Geral do seu atual estado, desde sujeira, até Elementos Ópticos internos desfocados.




É avaliado também, a Projeção Optica, onde serão coletadas as informações necessárias à Qualidade Óptica da lente, nos quais envolvem: Alinhamento Optico, Alinhamento de Eixo, Densidade de Graxa, Movimento Mecanico Interno e Externo, verificação dos Alinhamentos Opticos pelo Colimador e “Flare” (Efeito Sombra causado por desalinhamento entre elementos Opticos) e etc.




Esta avaliação inicia-se na projeção, onde colocamos a lente a um Projetor, simulando a imagem através de um Chart, como se fosse o Sensor de uma Camera, nos enquadramentos de 16:9 e/ou 4:3. Então, é feita esta análise de forma a verificar toda a Optica da Lente, indo de Telephoto para o Wide e vice-versa, revendo os pontos de desfoque dos quais serão corrigidos na manutenção. Também não se pode esquecer das Avaliações da Parte Eletrônica, que serão brevemente comentadas aqui, mas que são de fundamental importância para todo o funcionamento da Lente.













Riscos também são avaliados, sejam riscos nos Elementos Opticos, ou ainda, no “Corpo” da lente. Todas essas avaliações são feitas de maneira a coletar informações para que a lente do nosso Cliente retorne em uma condição de ajuste melhor e/ou perfeita.



Pois esta avaliação é muito importante para termos como ponto de referência a atual situação Optica de uma Lente, para então, melhorá-la o mais próximo de uma lente com as características originais de fábrica.



AVALIAÇÕES DAS LENTES DE BROADCAST & CINEMA

Primeiramente é checado todas as funções Elétricas e Mecânicas, Nível e Densidade das graxas e também, riscos e arranhões externos; além de possíveis sujeiras internas presente nos elementos opticos. Na sequência esta lente passa por uma Análise Optica, onde a mesma será projetada nos principais formatos de projeção de sensores de câmera: o formato 16:9; e também, não deixamos de verificar o antigo formato 4:3.
















Realizamos a checagem do deslocamento de Eixo entre Wide e Telephoto. Essa checagem é muito importante por diversas razões, onde uma delas é a “Baioneta”, na qual pode estar ou não danificada.















Continunando verificação de problemas.



O próximo passo é a verificação de Flare sobre o Alinhamento dos Elementos Ópticos. Para a sua realização, o Colimador é utilizado na maioria das vezes; mas em determinadas situações, a própria Projeção. Uma vez checado no colimador, não significa dizer que a sua resolução sempre estará boa. Pois existe a diferença entre Resolução e Flare (Sobra) da imagem projetada.















Testado no colimador, onde o mesmo apresenta um melhor resultado, a lente volta para a projeção.



Uma vez entendido que os Elementos Ópticos estão ou não desalinhados consegue-se entender melhor o comportamento e as possíveis distorções de resolução em uma lente projetada quando se sabe com antencedência o comportamento interno dos Ópticos em relação ao alinhamento.



Dando continuidade, no próximo passo verifica-se as resoluções nas bordas dos Quadrantes 16:9 e 4:3 e também no Centro da Projeção, alternando as diferentes posições de Milimetragens do Zoom com o objetivo de identificar um possível Shift (Perda de Resolução), no avanço ou no recuo da imagem projetada.



Muitas vezes alguns cinegrafistas não conseguem perceber a perda da imagem, devido ao desgaste decorrente do tempo de utilização do equipamento em condições não favoráveis, pois em determinados trechos do Range de Atuação do Zoom, se a lubrificação da lente estiver com a graxa ressecada, pode ocorrer um certo Uneven (Desfocagem) interno na lente que varia dentro do Conjunto do Zoom, no elemento conhecido como Variator.













Se a lente apresentar esse tipo de problema, a correção é feita com a aplicação de uma nova graxa e em outros casos com a troca dos Roletes internos que movimentam os Elementos Ópticos responsáveis pelo efeito do Zoom na lente. Ou ainda, rotacionando a lente em um ângulo definido para o seu ajuste, pois todos os ajustes são minuciosos e bastante complexos, na maior parte dos casos; os ajustes são manuais e requerem um longo tempo necessário de conhecimento e aprendizado para que estes ajustes possam serem realizados, além de consultas a manuais de Serviços que estabelecem os padrões de ajustes em determinada lente. Um outro ponto importante a ser considerado após a verificação da lente é o Deslocamento de Eixo entre o padrão comum de uso da lente e o Aumento dela em duas vezes no Extender.

















A alavanca de acionamento do Extender da lente permite que a sua imagem seja. Muitas vezes, na duplicação da imagem pode ocorrer um Shift de Resolução ocasionado pelo tempo de uso ou por deslocamento do Conjunto Óptico como um todo. Além disso, se no padrão comum a lente se encontra com seu Eixo Optico deslocado, o mesmo acontecerá com o Eixo Óptico do Bloco do Extender.



Além de possivelmente apresentar Flare, a Parte Óptica do Extender é totalmente dependente do padrão e da qualidade óptica da lente em seu padrão comum. Tudo que afeta o padrão comum da lente também acarreta na alteração do padrão e na qualidade de imagem do Extender. Isso ocorre em praticamente todas as lentes, com a exceção das Lentes Primes de Cinema, onde essas verificações mencionadas acima não occorem por se tratarem de lentes Fixas, onde não apresentam o deslocamento do Zoom e consequentemente também, não irão apresentar a Alteração da Posição do Eixo.



Uma outra verificação é chamada de Image Jump, resumidamente explicando, são pequenos saltos que uma imagem pode apresentar durante a movimentação do Zoom. Normalmente isso ocorre devido ao desgastes de Roletes quando a lente possui um longo tempo de uso sem a realização de uma Revisão Geral, ou ainda; quando a parte interna da lente apresenta sujeiras.













Isso pode acarretar os saltos dos roletes pelas trilhas de deslocamento interno que movimentam os Elementos Ópticos do Zoom; por serem trilhas completamente justas aos Roletes, qualquer centésimo micrométrico afeta o caminho dos roletes, causando uma especie de “Lombada”.



Esses saltos causam uma alteração milimétrica da posição dos Roletes em centésimos de milímetros, provocando uma angulação muito pequena na lente de Variação (Variator) ou na lente de Compensação (Compensator). A princípio é desprezível esse movimento, mas quando a imagem é podemos ter a percepção desses deslocamentos afetando o enquadramento da imagem.



Outra informação importante é saber que em outros casos, pode ocorrer de um operador ou responsável afetar a lente com algum impacto e esses roletes se deslocarem centésimos de milímetros. Desta forma, no primeiro movimento naquela região poderá ocorrer o início da formação de uma micro região afetada na “trilha” e o respectivo rolete poderá saltar centésimos de milímetros ao passar nesta região afetada provocando esta alteração na imagem.



Em alguns casos, este problema é solucionado através da realização de uma Revisão Geral na lente, onde será realizada a limpeza e uma nova lubrificação em todo o Conjunto do Zoom, em outros casos; além de uma Revisão Geral, a troca dos Roletes torna-se também necessária e por fim, a troca do Conjunto do Zoom – Este último é um item bastante caro, por isso e por centenas de motivos é importante e necessária a Realização de uma Manutenção Preventiva periódica.



Outro ponto que é verificado na Parte Óptica são as possíveis Aberrações Esféricas. Essas aberrações por vezes são verificadas e observadas quando o Alinhamento Central de todos os Elementos Ópticos não estão corretos. Muitas vezes uma determinada lente pode não apresentar Flare ou Uneven, mas pode apresentar a Aberração Esférica que podem ser vista no colimador.























A Aberração Esférica está presente em toda e qualquer lente, mesmo em graus mínimos, uma vez que, os seus Elementos Ópticos estão alinhados e além do fato, de qualquer Elemento Óptico apresentar curvatura, automaticamente, a aberração já esta presente.



Mais um ponto importante, e claro, que não podemos deixar de dizer é a questão dos Ajustes de Distâncias Focais. O foco é uma parte fundamental na lente, poís o mesmo é responsável pelo foco de uma imagem a uma determinada distância.



Quando se deseja capitar a imagem a uma determinada distância, o Foco e a posição que a lente está em relação à um determinado objeto ou ponto focal são extremamente importantes. Em alguns casos, algumas lentes apresentam no foco, um deslocamento focal causado pelo ressecamento de sua graxa, quando utilizamos a lente na sua posição de trabalho (em Horizontal), a densidade de graxa estando em quantidades minímas pode fazer com que a lente se desloque no sentido vertical para baixo, fazendo com que o Alinhamento do Elemento Interno do Foco (Elemento Óptico que se movimenta internamente no conjunto durante a focagem), perca a sua Posição Central em centésimos de milímetros, consequentemente, isso acaba provocando diferentes pontos de focagem que afetam a distância Real, em relação à distância milímétrica marcada na lente e também, em relação a todo o restante do conjunto.



Estes são os problemas básicos que podem ocorrer na verificação da Avaliação Óptica de uma lente. Óbvio que na maior parte dos casos, as lentes recebidas no Laboratório para reparo, apresentam problemas mais complexos e consequentemente, mais difíceis de serem resolvidos, mas a área de Serviços da Canon do Brasil estará sempre procurando facilitar e melhorar as soluções dos problemas encontrados nos equipamentos recebidos para reparo, por meio de técnicas e conhecimentos adquiridos durante muitos anos de aprendizado e trabalho em conjunto, fazendo o máximo pelos nossos clientes para que o seu equipamento receba a melhor análise e verificação; bem como, um ótimo conserto e uma ótima revisão.



Portanto, compartilhamos aqui, esses e outros Pontos de Observação relacionados à Manutenção dos equipamentos, para que cada um de vocês entendam a importância do Envio e a Necessidade da Realização de uma Manutenção Preventiva e contínua dos equipamentos.



Ou seja, quanto mais cuidados de Conservação e Utilização correta dos equipamentos, menos serão as chances de ocorrer algum tipo de problema e consequentemente, melhor e mais prolongado será o uso do equipamento.



Sendo assim, para qualquer dúvida à respeito deste e demais assuntos relacionados ao tema, envie-nos um email para canonservicebr@cusa.canon.com, pois será um prazer imenso estar em contato com você nosso cliente!



Obrigado!




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